domingo, 21 de dezembro de 2008

Imagem da Semana


Gostei de homenagear Steven Spielberg e, mais uma vez, escolho uma cena de um dos seus filmes. Como mencionei no post da semana passada, A Cor Púrpura é, pra mim, uma obra-prima. Filme deslumbrante tecnicamente, mas que, acima de tudo, mostra o lado maduro e sério de Steven. Adaptado da obra de Alice Walker, o longa conta a dura história de Celie (Whoopi Goldberg), a qual depois de ser violentada pelo pai torna-se mãe de duas crianças. Ela imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã Nettie (Akosua Busia), e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Mas ele é um homem bruto que, inevitavelmente, a maltrata o tempo todo. Quando Celie já está cansada de tanto sofrimento e de levar a vida que leva, se revela uma mulher forte e extraordinária. A cena nos mostra exatamente este momento, no qual ela ameaça "Mister" e, a partir daí, tem sua mais que merecida liberdade. Liberdade para ser mãe, o que nunca foi, e liberdade para ter sua amada irmã de volta. O filme me marcou demais e lembro de ter, como sempre acontece, chorado feito bebê durante algumas cenas. A irretocável atuação de Whoopi contribui para isto e, em verdade, tudo o elenco está formidável. Para quem ainda não viu, fica aí a dica!


Gostaria de comunicar que não viajarei no Natal, somente no Reveillon. Desta forma, aos que também ficarão, postarei uma mensagem dia 24. Mas quem já está destinado às viagens de fim de ano e não poderão lê-la, ficam aqui os meus votos de Feliz Natal! Muita paz, saúde e felicidade nesta data tão especial!

14 comentários:

Anônimo disse...

Kau, eu AMO "A Cor Púpura". Acho um daqueles filmes belos e que nunca perdem a chance de nos emocionar, não importa o quanto já o tenhamos visto. Para mim, a melhor performance da carreira da Whoopi Goldberg está aqui!

Obrigada pelos desejos de Feliz Natal e retribuo o mesmo para você e sua família! Que 2009 seja um ano de muitas realizações, bênçãos, paz, amor, felicidade, saúde e, principalmente, bons filmes. :-)

Mayara Bastos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayara Bastos disse...

Olá, Kau! Tdo bem?

"A Cor Púrpura" é um clássico, junto com "E.T." acho um dos melhores filmes de Spielberg.

Assim como você, tbm não viajarei no Natal, só no Ano Novo. E desejo a vc, Kauê, desejo tudo de bom, um natal iluminado, paz, e que 2009 seja um ano cheio de maravilhas, e principalmente, filmes ótimos! E que continue sendo esta pessoa sincera e simpática que você é!

Que Deus o abençõe, Beijos! :)

Anônimo disse...

Esse não é um dos melhores filmes do Spielberg na minha opinião, mas certamente é um drama competente. Não irei viajar nesse fim de ano, mas mesmo assim desejo um excelente Natal para você e todos os visitantes do blog. Abraço!

Red Dust disse...

Muito bem lembrado, Kau!!!!! Um filme comovente, com uma história poderosa e interpretações arrebatadoras.

Desejo-te um óptimo Natal. Que seja bem passado e, se possível, com muitas prendinhas!!!!! :)

Abraço.

Kau Oliveira disse...

Kami, concordo plenamente sobre a Cor Púrpura. E vou além sobre a atuação de Whoopi: é uma das melhores femininas que já vi! Desejo tudo de mais maravilhoso para vc e sua família neste Natal. Que 2009 venha cheio de bênçãos! Beijos!

Mayara, tudo ótimo e vc? Obrigado pelo sincero e simpático, hahahahaha. Você é uma menina muito doce, viu?! Tb desejo tudo de mais incrível para vc neste Natal e em 2009! Beijos e God bless you too!

Vinícius, como eu disse, acho o filme uma obra-prima e, junto com A Lista de Schindler, o melhor filme de Steven. Tb desejo tudo de bom para vc neste ano que se aproxima! Abraços!

Red, arrebatadoras é o adjetivo que exemplifica as atuações mesmo. Um excelente Natal para vc também e muitos presentes! Abraços!

Robson Saldanha disse...

Poxa Kau... muita coincidência, muita mesmo! Acabei de postar sobre A Cor Púrpura. É um filme simplesmente fascinante e que não se deve só uma vez.

Museu do Cinema disse...

Nunca tive a oportunidade de ver esse filme!

Kau, feliz natal.

Cine&Club2* disse...

Também adoro a Cor Purpura, mesmo não sendo meu favorito do Spielberg é de fato um filme excelente.

Sergio Deda disse...

Adoro Spielberg e este é um dos meus favoritos dele... tb continuarei aqui no natal, mas de antemão feliz natal e um ótimo 2009 pra vc tb!

Kau Oliveira disse...

Robson, sério??? Que loucura, hahahahaha. São coisas do Natal... a Kami postou a cena final de A Felicidade Não Se Compra, sendo que eu posto a crítica amanhã!!! Coincidência.

Cassiano, eu recomendo muito!! Feliz Natal pra você também.

Cleber, sabes que acho o segundo melhor dele... rs

Kau Oliveira disse...

Sergio, desejo o mesmo a você!!

Rafael Moreira disse...

Kau, gosto de "A Cor Púrpura" bastante, me emociono muito toda vez que vejo. É sim um dos melhores filmes de Spilberg e mostra seu lado mas 'sério'... Só viajarei provavelmente no ano novo. O natal passarei com a família. Obrigado pelos votos de feliz Natal. Desejo à você, sua família e seus amigos um excelente feliz Natal. Muita saúde, paz e que Deus esteja contigo. Abraço!

Kau Oliveira disse...

Rafael, tb passarei o Natal com a famíla (não tem coisa melhor). Desejo tudo em dobro para vc! Abraços.