segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Vencedores SAG Awards 2009 (e um desabafo!)


Minha alegria é imensa! Aos gritos recebi a notícia, da boca de Ralph Fiennes, que Meryl Streep foi a vencedora do Screen Actors Guild Awards 2009, na categoria Melhor Atriz (por Dúvida). Surpresa, ela nos presenteia com um discurso sensacional que incluiu a frase "well, I didn’t even buy a dress!", já que estava com um conjunto preto (chique, mas não era um vestido).



Na categoria de Melhor Ator, Sean Penn foi o vencedor pelo seu papel no filme Milk - A Voz da Igualdade. Desta forma, fica claro que o Oscar ficará ou nas suas mãos ou ainda nas mãos de Mickey Rourke (O Lutador).



O Joker de Heath Ledger continua papando todos os prêmios possíveis e chega ao Oscar como franco favorito. Num discurso simples e emocionante, Gary Oldman recebe a estatueta por Ledger. Kate Winslet também garantiu seu prêmio, mesmo que coadjuvante, pelo filme O Leitor. Estranho, já que sua personagem é estritamente principal nesta fita. De qualquer forma, ela estava belíssima num vestido azul e suas palavras foram, como sempre, perfeitas.






Agora vamos ao desabafo. Quem Quer Ser Um Milionário? é um ótimo filme, eu acho tudo muito bem feitinho na fita, a direção de Boyle é excelente e, sim, se ele vencer o Oscar eu não ficarei triste. Mas vencer o SAG de Melhor Elenco é demais e, pra mim, uma viagem de ácido que chega a ser ridícula. É o cúmulo da incoerência: como pode um filme que tem seus quatro atores indicados (Dúvida) perder para outro que tem apenas um (e este um nem sei o que fazia indicado)?! Fiquei bastante irritado, pois confundiram a categoria Melhor Elenco com Melhor Filme. Clique aqui para ver a lista completa de vencedores.

18 comentários:

Marcel Gois disse...

Realmente, sem noção esse prêmio para o elenco de Slumdog!! Mas pelo menos teve a Meryl e a Kate subindo no palco! Gostaria que no oscar acontecesse isso, Kate em coadjuvante por The Reader e Meryl por Duvida, mas não vai dar, no oscar é uma ou outra! fazer o que neh? =/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus Pannebecker disse...

Kau, como eu já comentei contigo, também acho que os votantes confundiram "melhor elenco" com "melhor filme". MUITO incoerente esse prêmio, até porque Slumdog não é um filme de atores...

E, quanto a nossa querida Meryl, fiquei mais do que feliz em vê-la vencedora! Hahaha

Cine&Club2* disse...

Bah ! Acabo de ficar sabendo dos vencedores, e sim fiquei muito feliz pelo Meryl ter ganho assim como Penn (MILK - é o meu favorito) e muito irritado por Slumdog ter vencido - como já foi dito todos esnobando Benjamin Button - e se tem uma coisa que eu odeio, é quando um certo filme saí ganhando tudo quanto é prêmio sem nenhuma variedade, por isso espero que o OSCAR supreenda a todos !

Museu do Cinema disse...

Bom Kau, já que falou do SLumdog, vamos lá.

O filme é bom, apesar de não ser o melhor do Boyle, Transpoitting é cem vezes melhor, e não há uma pessoa a dizer o contrário na terra. Acho sua indicação um pouco demais, mas acho que é o "independente" do ano da academia, assim como foi Juno e Pequena Miss Sunshine, se tornou uma tradição no Oscar.

Esse ano o prêmio principal nunca esteve tão fácil de se descobrir, prejuizo nas casas de apostas!

Kau Oliveira disse...

Marcel, eu não sou o grande fã de Kate. Mas acho-a uma pessoa super legal e humilde! Vai ganhar o Oscar, aparentemente, de forma merecida.

Matt, MINHA querida Meryl venceu, não a sua rsrsrsrsrsrsrsrsrs. E óbvio que não tinha por onde Slumdog vencer.

Cleber, pode saber que não haverão surpresas do Oscar. Slumdog pra Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Montagem e, quiçá, Fotografia.

Cassiano, eu discordo de você. Gosto demais de Trainspotting, mas o meu preferido de Boyle, até o momento, era Extermínio. Inevitavelmente Slumdog ficou com a mesma nota que este.

Anônimo disse...

Não cheguei a ficar chateado com a vitória de "Quem Quer Ser Um Milionário?" no SAG Awards, até porque adoro o filme, mas obviamente estamos falando de melhor elenco e não foi justo mesmo - só a Meryl já "quebra" a atuação de todos de "Slumdog". Abraço!

Mayara Bastos disse...

Olá, Kau! Tudo bem?

Concordo com o que disse sobre o SAG. A categoria de Coadjuvante vai ser bem difícil, agora com Kate Winslet concorrendo a atriz. O prémio de elenco a “Slumdog Millionaire” foi uma surpresa para mim e se confirmando que o filme já está com as mãos próximas ao Oscar e a minha curiosidade em torno do filme só aumenta. E os prêmios a Sean Penn e Meryl Streep foram bem óbvios, assim com Heath Ledger.

Beijos e tenha uma ótima semana! ;)

Alex Gonçalves disse...

Eu não fico antenado ao SAG, mas fiquei surpreso por uma ou outra vitória dentro da lista de todos os indicados. A vitória de Streep já sinaliza que ela também pode ser uma forte concorrente ao prêmio de melhor atriz no Oscar, podendo roubar a estatueta que por ora pode ser de Anne ou Kate.

Pedro Henrique Gomes disse...

Eu confio nos sindicatos, todos eles. É gente que sabe o que está "falando". É ator reconhecendo o trabalho de um ator. Nada mais justo.

Anônimo disse...

Kau, realmente, o coerente seria ver o elenco de "Dúvida" com o prêmio principal da noite do SAG justamente por ter seus cinco atores indicados na premiação...

No mais, também fiquei feliz pela Meryl. Acho que este prêmio de ontem embolou a categoria de Melhor Atriz. A briga vai ser boa entre ela e Kate Winslet.

Beijos!

Anônimo disse...

Kau, estou no mesmo barco dos revoltados. Eu levei um susto com o anúncio, preferia Milk 454534384 vezes.

[]s!

Anônimo disse...

Eu adorei - claro - as vitórias individuais. Winslet prepara para levar o Oscar, Penn (adoro!) oferece ameaça a Rourke, Ledger vence merecidamente e Streep conquista - num baita discurso - o prêmio numa brincadeira divertida.

Deixou a corrida ao Oscar mais interessante.

Agora, nunca que eu apostava na vitória de Slumdog, justo porque o elenco não foi muito reconhecido e não aparenta ser muito especial. Doubt seria a aposta mais certa aqui. Mas não serei precipitado. preciso vê-los antes. :)

Ciao!

Kau Oliveira disse...

Vinícius, eu tb adoro o filme, mas acho que não há razão premiá-lo numa categoria que, de fato, ele não merece. Abraços!

Mayara, exatamente. Slumdog se garante como favorito mesmo. Mas lembre-se que Pequena Miss Sunshine tb levou WGA, PGA e Elenco no SAG e perdeu no Oscar. Beijos e boa semana!

Alex, eu acho que o OScar ficará com Kate. E sua única concorrente é Meryl...

Pedrão, exatamente por isso eu acho que Slumdog não deveria levar Elenco. Não é uma fita de elenco, mas sim de roteiro.

Kami, exatamente. E, mesmo que não quisessem premiar Dúvida, mais correto que premiar Slumdog seria premiar Benjamin Button ou Milk que, querendo ou não, tinham dois atores indicados. Beijos!

Jeff, eu tinha CERTEZA que Dúvida vencia. Realmente foi a viagem de ácido do ano no SAG (ano passado foi Ruby Dee). Abraços!

Wally, acho que Penn vence o Oscar. E tb acho que Kate, Hetah e Penélope fazem o mesmo. Mas sim, o SAG e o GG deixaram a corrida mais interessante!!! Sobre o elenco de Slumdog: não tem diferencial algum. As crianças são fofas e vão bem, mas Patel só faz oq deve ser feito. Abraços!

Anônimo disse...

Kau, eu também não acho merecido como comentei acima, só disse que não fiquei chateado porque adoro o filme. Abs!

Kau Oliveira disse...

Vinícius, agora entendi! Abraços!

Yuri Dias disse...

Nem tem mais o que acrescentar. Adorei ver Meryl Streep vencendo, Sean Penn e todos... mas 'Slumdog' pra melhor elenco foi realmente demais, torcia muito por 'Dúvida', sendo que ainda não vi 'Milk' que pra mim era forte também.

Kau Oliveira disse...

Yuri, acho que qualquer outro dos indicados mereciam mais Elenco que Slumdog...