quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Esclarecimento sobre O Lutador


Há umas semanas atrás, eu escrevi meu texto sobre o novo filme de Darren Aronofsky, O Lutador. Não neguei que o filme é excelente, mas atribuí uma nota 8,0 ao longa, assim como afirmei ser o trabalho mais fraco de Darren. Para ter pensado desta forma, assisti ao filme duas vezes, mas no computador. Mas na semana passada, encucado com alguns aspectos que provavelmente não ficariam evidente na tela do pc, resolvi revê-lo, mas desta vez no cinema. E é impressionante como tudo muda na tela grande, não?! Discordo de mim mesmo e admito que The Wrestler é um belíssimo filme e que não é o trabalho mais fraco do diretor. É, sim, um dos melhores filmes da temporada! Alguns podem pensar que fui influenciado por comentário positivos demais ao filme, mas podem ficar tranquilos que meu pensamente é bastante "imutável" e procuro o tempo todo não ser influenciável. Deixo vocês com a música mais injustiçada da década: a magistral "The Wrestler", de Bruce Springsteen. Também aproveito para promover a canção "By the Boab Tree" de Angela Little para o filme Austrália que, pra mim, é tão fascinante quanto a de Bruce.

________________________
________________________


23 comentários:

Thiago Paulo disse...

Adorei as duas músicas, mais essa do O Lutador é linda mesmo. Se já queria ver o filme agora fieui querendo mais ainda. me lembro um pouco as músicas de Na Natureza Selvagem, que adorei!

Abraços..

Jeniss Walker disse...

gosto de O Lutador. na verdade curti mais esse q o trabalho q revelou o diretor, Pi(1998).
e a canção do filme é realmente otima. vai entender como ficou d fora do Oscar.
abs, Kau

Anônimo disse...

Gosto muito da canção de "Australia", mas realmente a de "The Wrestler" está em outro nível, simplesmenta maravilhosa! E ainda tem tudo a ver com a trama...

Museu do Cinema disse...

Eu afirmei lá no blog que O Lutador é a segunda obra-prima do ano, só perde para Benjamim Button, é incrivel como ela vai ganhando textura com o passar do tempo.

Não tenho duvidas que ela estará no hall dos melhores filmes ao lado de Touro Indomavel.

Anônimo disse...

Kau cabeção, esse é exclusivo e vc não vai achar mesmo. Te manda um e-mail (cinemaniaco100@yahoo.com.br)e eu arranjo um pra vc. Abs!

Anônimo disse...

Kau, o e-mail correto é sem br no final: cinemaniaco100@yahoo.com.

Kau Oliveira disse...

Thiago, exatamente. Espero que vc assista logo e goste de O Lutador. Abs!

Jeniss, sim! Pi passa a ser o filme mais fraco de Darren. Mas veja só: recebe nota 8,5!!!!!! Esse Aronofsky é um GÊNIO! Abs.

Vinícius, eu sou loucamente apaixonado pela canção de Angela Little. Me emociono a cada vez que escuto, e olha que ouço umas 5 vezes ao dia rsrsrsrsrs. Entretanto, The Wrestler é uma obra-prima em forma de música. Algo no nível de Wise Up, de Magnólia.

Cassiano, o mais interessante é como vemos cada vez mais detalhes à cada revisada. O roteiro é um absurdo de original e a direção de Darren contribui para o filme se tornar maravilhoso.

Denis cabeção hahahahahhaa!!! Vou correndo de mandar o e-mail. Valeu, cara!!!!

Mayara Bastos disse...

Olá, Kau! Tudo bem?

Ainda não vi o filme, mas tentarei vê-lo no fim de semana. E ainda não colou na minha cabeça esta canção do "O Lutador" e a de "Gran Torino" de fora da disputa. Ambas são lindas!

Beijos. ;)

Robson Saldanha disse...

Baixei o filme e assisti na televisão... achei-o muito bom e talvez não precise ver no cine para confirmar isso... mas dependendo do meu bolso quero ve-lo no cine e também quero ver frost nixo no cine...

Rafael Moreira disse...

Achei "O Lutador" uma obra-prima, pode ser até exagero de minha parte. Eu tinha assistido em DVD primeiro, gostei. Fui assistir nos cinemas, gostei mais ainda. A magia da sala escura é insubstituível. Postarei ainda hoje minha opinião sobre o filme. A canção é fascinante, pena a academia não reconhecê-la. Abraço!

Rogerio disse...

Aew Kau, gostei de ver.O Lutador é fantástico, e sempre é bom rever filmes pra pegar outra opiniao.
Nao vejo isso como ser influenciavel, apenas vc observa detalhes antes nao vistos e tem outra percepçao.

Comigo ocorreu isso com Na Natureza Selvagem. Quando vi a primeira vez nao achei mt bom, mas hj adoro o filme.

Unknown disse...

eh eh, realmente o cinema apresenta uma magia completamente distinta. E os bons filmes merecem o dinheiro.

Eu vi o wrestler no cinema mas dei 8 de qualquer forma. É um excelente filme mas continuo a ter a sensação que já vi aquilo em algum lado (Rocky, Million Dollar Baby...).

E quanto a mim, Springsteen deveria ter sido nomeado e vencido o Oscar.

Abraço

Otavio Almeida disse...

Caraca! É boa essa música de AUSTRALIA!

E, Kau, vc não precisa se explicar, amigo! Vc não achou o melhor do Aronofsky. Gostou do filme, mas não acha uma obra-prima. Cara, vc tem todo o direito. Essa é a sua opinião.

Abs!

Unknown disse...

Agora gostei de ver. "O Lutador" é mesmo um dos melhores filmes da temporada, foi um crime ter sido esnobado em tantas categorias elegíveis no Oscar. Pense comigo: melhor filme, direção, ator, atriz coadjuvante, roteiro original, canção e fotografia podiam SIM ser lembrados. Mas só 2 indicações ninguém merece.
Um abraço, Kau! E isso acontece. Recentemente subi a nota de "Slumdog Millionaire".

Kau Oliveira disse...

Mayara, tudo bem e vc?! Não sou o maior fã da canção de Gran Torino. Acho só boa. Mas esta do Bruce é impressionante! Beijos!

Robson, tem filmes que se vc assiste no cinema, parece outro filme. O Lutador e, principalmente, Slumdog são assim.

Rafael, tem muitos amigos meus que tb atribuíram o título de obra-prima ao filme; fica tranquilo. E, de fato, a magia da telona é incrível! Abs!

Rogerio, exaamente. Eu já tento ver o filme duas vezes antes de lançar a nota. Mas O Lutador me deixou perplexo mesmo no cinema. É de uma qualidade fantástica. Sobre o filme de Sean Penn, devo admitir que desde sempre adorei... Into the Wild é magnífico.

Fifeco, e foi aí que o filme mais ganhou nota comigo. Achei-o totalmente diferente dos outros filmes do gênero. Mostra a vida de um lutador de forma singela, triste e MUITO real. O meu único problema com ele, foi a edição. Abs!

Otavio, a música não é maravilhosa?? Eu choro quando escuto, hahahahaha. E claro! A opinião é minha, mas quis comunicar que ela mudou um pouquinho de foco após analisar The Wrestler de outra forma, entende?! Resolvi me explicar pq uma pessoa me chamou de influenciável por isso... Abs!

Weiner, não indicaria para fotografia. Mas de resto, com certeza! Inclusive, Marisa e Evan estão firmes e fortes no meu ranking das coadjuvantes. Belíssimos trabalhos! E com certeza é normal "mudarmos de opinião" acerca de algum filme. Abs!

Anônimo disse...

Aê, que legal, Kau! Estava com muita vontade de rever o filme, mas como já gostei muito, acho que farei isso com Milk, que realmente precisa de uma revisão da minha parte. Farei isso semana que vem, sem falta!

E essa música de O Lutador lindíssima. Não podia ter ficado de fora do Oscar.

[]s!

Matheus Pannebecker disse...

"By The Boab Tree" de novo \o/\o/

Sergio Deda disse...

Kau... eu só assisti no pc e adorei, mas estou aguardando estreiar por aqui que irei conferir no cinema.

Quanto à esnobada da Academia com a música de Bruce Springsteen eu já demonstrei diversas vezes minha indignação. Aliás ignorei completamente a categoria no Oscar, não torci para nenhuma. Um absurdo infantil a atitude da Academia.

Kau Oliveira disse...

Jeff, vi Milk três vezes aqui no pc e dei a mesma nota nas três vezes. Decepçããão, hahahahahaha. O Lutador é incrível e a música maravilhosa. Abs!

Matt, isso é lavagem cerebraaaal!

Serginho, eu já tinha gostado do filme vendo pelo pc. Mas após sair da sala de cinema fiquei em choque com as qualidades que não ficam evidentes no outro formato. Eu indicaria Jai Ho para o Oscar, pois acho-a sensacional. Mas The Wrestler tá num patamar acima.

Anônimo disse...

Que bom! Porque eu AMEI O Lutador...achei bom demais. Melhor que O Leitor, merecia mais a indicação (ou as indicações).

E ambas canções são mesmo ótimas!

Ciao!

Kau Oliveira disse...

Wally, acho O Lutador infinitamente melhor que O Leitor e Milk. Merecia MUITAS indicações... Uma pena ter passado em branco. E, de fato, as músicas são lindas! Abs!

Dr Johnny Strangelove disse...

Por isso que sempre vejo duas vezes, para sentir verdadeiramente o filme ... e THE WRESTLER É FODA E PRONTO PORRA!
eheheh

abraços

Kau Oliveira disse...

João, eu até vi duas vezes no pc. Mas no cinema tudo muda de foco! Abs!