domingo, 1 de março de 2009

Dear Virtual Friends...


Minha vida social sempre foi muito legal, mas sem exageros. Conheci pessoas que ficaram guardadas na memória e que, de fato, são minhas amigas. Até porque quando se entra na faculdade parece que a o caminho para encontrar novos amigos é muito mais tranquilo. Mas abro este post por um motivo diferente: quero falar sobre amizades virtuais. Algumas pessoas podem até discordar, afirmando que na internet tudo e todos podem ser uma farsa, mas não tem como não sentirmos quando alguém que se aproxima da gente, na rede, não é “real”. Minha teia de amigos virtuais começou por necessidade mesmo, uma vez que não tenho companheiros que gostem de Cinema por aqui. Tudo teve início nas boas e velhas comunidades de Cinema do Orkut e foi numa delas que conheci o Cleber (Cineclub), com o qual fundei a comunidade Cinema & Seus Prêmios (C&SP). Ela virou um lugar bem particular e tem poucos membros, mas foi lá que conheci pessoas que, hoje, têm um peso enorme na minha vida. Aos poucos a comunidade virou uma grande família e hoje está indo para o seu segundo ano de vida (quem quiser, apareça por lá)!

Pois bem. Por causa da C&SP, conheci o Tom e a Renata. Uma amizade que já vai muito além do virtual, pois já tive o prazer de conhecê-los pessoalmente e digo que foi maravilhoso. Entretanto, mesmo com essa nossa “casinha”, não deixei outras comunidades e numa delas conheci dois caras e uma garota que também viraram grandes amigos: Louis (
Louis in Real Life), Tiago e Vivi (ambos do Cinefilando). Ouso em dizer que não vejo minha vida sem Tiago e Vivi: nossa amizade transcende isso e já é uma irmandade. É tão impressionante que por várias vezes eu e ela pensamos de formas absolutamente idênticas! Os papos vão além do Cinema, TV e Música; são confidências, onde, com muita cumplicidade, se aprende bastante. Por intermédio do Louis, eu tive a honra de conhecer a Kamila (Cinéfila por Natureza) que também já posso dizer que é essencial na minha vida. Sabe de problemas meus que nem meu irmão tem conhecimento e os seus conselhos são tão verdadeiros, que parece estar ao meu lado falando. Depois que entrei no mundo dos blogueiros pude conhecer mais gente ainda, isto é, fiz mais amizades. João (Cine JP) em pouco tempo se mostrou um cara super cool, sempre disposto a ajudar e o Robson (Portal Cine) quer me converter ao Carnaval de Natal de qualquer forma! Não posso deixar de mencionar o meu irmão mais novo (em termos de idade e tempo de amizade), Matheus (Cinema e Argumento). Aqui, é uma coisa sobrenatural! Conversamos diariamente pelo MSN e nossas opiniões são assustadoramente idênticas em quase tudo. E isso se estende a gostos pessoais, não só no que diz respeito à Cinema. Sou um cara bem chato neste ponto! Gosto de ter contato com pessoas, sabe? Gostaria de poder conversar com cada um dos donos dos blogs relacionados aqui no Bit, mas ainda não pude fazer isso. Esqueci de citar alguns nomes, me perdoem: Jeff (Receio de Remorso) e suas músicas estranhas, Alex (Cine Resenhas) sempre cordial em seus comentários (graças a ele eu vi Dúvida), a super simpática Mayara (Apaixonada por Cinema), o festeiro Serginho (Blog dos Cinéfilos), Otavio (Hollywoodiano) que é uma das pessoas mais inteligentes no meio blogueiro, o grande Alex (Cinema, Música e Blá Blá Blá) que é o cara que faz os belos topos do Bit e o relativamente novo blogueiro Yuri (The Cine Review). Óbvio que não esqueci dos divertidíssimos membros do Cine-Fiction, Kaio e Ewerton, do Sobre Cinema e Lobos (Kauan) e do Why So Serious? (Maurício e Paulo).

Que texto longo! Mas só quis provar, com ele, que amizades virtuais existem sim e que podemos aproveitá-las da mesma forma que aproveitamos as reais. E acho extremamente pertinente isso. Como estamos em sítios onde expomos opiniões próprias, deve haver o respeito por parte do leitor e se este é seu amigo, este respeito vem de graça. E quer incentivo melhor que escrever para os amigos? Eu pelo menos adoro ler cada comentário que fazem por aqui e gosto ainda mais de respondê-los. Respeito os que têm a idéia de que estamos num outro mundo aqui e isto deve ser separado do real. Não é só porque estamos no espaço infinito e invisível da internet que precisamos faltar com educação. Saber amenizar críticas, responder um comentário que bata de frente com o seu e ter paciência em alguns casos são quesitos básicos para viver no respeito. Pelo menos na minha rede de blogs relacionados, todos são muito educados e cordiais e é isso que me fez os colocar em tal espaço aqui no Bit. Eu sei, eu sei... Passei dos limites, mas este post também vem com um gostinho de agradecimento: obrigado a todos pelo respeito sempre mantido aqui no meu blog; e, em especial, obrigado aos meus amigos virtuais pelo tempo sempre disposto!

22 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Kau, como eu já te disse, achei esse texto muito sincero! Assim como você, acho as minhas amizades virtuais muito importantes. Porque, na maioria das vezes, é na internet que encontramos as pessoas que mais são parecidas com a gente. E, nessas últimas semanas, achei em ti um grande amigo! Afinal, somos sobrenaturais em coincidências, não? Post muito válido e importante =D

Alex Gonçalves disse...

Que susto, Kau! Pensei que era um post de despedida, sei lá, rs.

Enfim, gostei muito do texto e fico feliz pelo senhor ter lembrado de mim (aliás, já viu “I’ve Loved You So Long”?). E quer saber de uma coisa? Gosto muito mais de conversar com os meus amigos virtuais do que os colegas que conheço pessoalmente. O poder da Internet geralmente é unir pessoas que compartilham coisas semelhantes e com o tempo acaba elevando isto a uma amizade que, embora seja virtual, se move através de confiança, respeito e harmonia.

Ótima semana, Kau!

Quando precisar de algum Torrent me informe, rs.

Anônimo disse...

Ah, que bonitinho! xD
Obrigado por citar meu nome - só não gostei das músicas estranhas. ¬¬
xD
Amizade virtual pra mim é amizade como qualquer outra, Kau. Claro que de uma forma diferente, já que a distância impossibilita de se estar junto fisicamente, porém os sentimentos para uma amizade dar certo surgem independente da geografia. Tenho um amigo virtual que é tão amigo meu quanto qualquer um com quem convivo por aqui.
Bem, em "três meses" de blog eu já conheci gente muito legal, que não quero perder o contato. É sem dúvida a melhor consequência de entrar no mundo blogueiro.

Belo post! Forte [].

Anônimo disse...

Kau, amei ler o texto. Realmente, é impressionante como um espaço virtual pode fazer com que a gente conheça pessoas que acabam se tornando especiais em nossas vidas. Você é uma delas! A correria dos últimos meses nos impede de conversar mais frequentemente, mas quero que saiba que tenho saudades dos nossos papos via MSN, das palavras de apoio, dos conselhos, das palavras de alegria, enfim, de todas as nossas discussões. :-)

Beijos carinhosos e saudosos!!!

Filipe Machado disse...

Participa na sondagem "Melhor James Bond com Roger Moore” até ao dia 12 de Março 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com. Só faltam 10 dias!!

Jeniss Walker disse...

esse tipo de "vida social" é um tanto estranho. mas infelizmente é uma das poucas maneiras de fazer amigos com gostos parecidos.

obrigado Orkut Büyükkökten, pela criação de umas das coisas mais joias da net.

obrigado aqueles que inventaram os diários on-line.

seu post ficou Joia, Kau. parece uma carta de despedida :p (brincadeira...).
abraço, rapaz.
:P

Anônimo disse...

Snif snif... Tô EMOcionado aki, Kau seu puto!

Luv ya, buddy!!!!

Mayara Bastos disse...

Olá, Kau! Tudo bem?

Como havia dito no MSN, quero parabenizá-lo pelo texto. È muito lindo e sincero. E me identifiquei muito, já que sou uma pessoa que gosta de conversar mais com meus amigos virtuais do que da escola, primos etc, por gostarem das mesmas coisas que eu, e isso é muito difícil de encontrar por aqui.

E digo aqui mesmo. È um grande prazer conhecer você e todos os amigos cinéfilos que conheci por aqui.

E muito obrigada por mencionar esta simples Apaixonada por Cinema! ;)

Beijos e tenha uma ótima semana!

Ewerton lol Rodrigues disse...

gostei muito do texto kau ;)

T. disse...

Ahhhhhhhhhhhhh fui pego de surpresa rs...

Fiquei feliz com a sinceridade do texto, e de aparecer nele... Muito feliz mesmo, e você sabe que por mais serião que eu possa parecer, a recíproca é verdadeira...

Paulo Soares disse...

Parabéns Kau, como sempre excelente nos seus textos. Fiquei feliz pela lembrança, Vlw! ;)

Robson Saldanha disse...

Pow Kau, que legal! É bom saber disso e saber também que concordo contigo em muitos pontos. Eu quero te converter ao Carnaval daqui, quem sabe um dia hein? hehehe É bom saber que você não é só um companheiro quando o quesito é filmes e quero que siaba que conte comigo também... o virtual pode transceder... ele não distancia ninguém, somente aproxima!

Elton Telles disse...

Digo o mesmo, Kau!
Foi muito ter te conhecido. Tanto na internet como pessoalmente.

Valeu por tudo!
;)

Thiago Paulo disse...

Olá...muito legal. Também fiz várias amizades virtual que vou levar comigo o resto da vida. E também não imagino minha vida sem elas. Muito legal o post!!

abraços...

Unknown disse...

Acho que a maioria de nós procura amigos virtuais porque quase ninguém que está por perto gosta de cinema. Como com você, isto aconteceu comigo também.
Abraço!

Unknown disse...

Eu acredito piamente em amizades virtuais. E é sensacional quando elas transcendem a tela do computador. Eu conheci uma penca de gente fodona na época em que o Mondo Redondo, um site de textos literários, girava bonito. Amigos de diversas regiões do país. Tem gente em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e até em outros países. Gente que fica hospedada aqui em casa e que sempre mantém as portas abertas para mim. Amizade de verdade mesmo! Ainda conheço pouco o pessoal blogueiro, mas em pouco tempo já deu para perceber que tem muita gente bacana por aí...

Abs!

Kau Oliveira disse...

Concordo com tudo o que vcs falaram, amigos (as)! Fico feliz que tenham gostado do post, até pq estava com medo de postar, rs.

E fiquei MUITO feliz em ler comentários do pessoal da comunidade do Orkut por aqui!

Abraços, meninos! Beijos, meninas!

Jonathan Rodrigues disse...

olá kau

realmente é muito bom conheçer pessoas pelo orkut e outras vias e ver que essa relação pode durar bastante tempo

acontece muito comigo, não só quando o assunto é cinema

belo texto, parabéns

Kau Oliveira disse...

Jonathan, a nossa comunidade já é uma grande rede de amigos e, como eu disse, uma família, né?? Adoro aquilo!!!! Obrigado pelo elogio ao texto! Abs!

Anônimo disse...

Muito bom este seu post! É uma baita homenagem a amigos virtuais mesmo. Muito não entendem, mas é por causa de tais amigos que fico até altas horas na internet. Falando nisso, gostaria de ter seu MSN...imagino que deva ser bom conversar contigo.

Bem, tenho tido sempre conversas muito boas com Vinícius, Luciano, Alex, etc. Mas nenhum me marcou tanto quanto Matheus, que considero já um amigo do coração. Ele trascende, de um mero pixel, para se tornar meu melhor amigo. E isso é fantástico.

Abraço Kau! Aguardo seu MSN. =D

Ciao!

Dr Johnny Strangelove disse...

Estou devendo um comentário aqui ...
Amigo, me lembro de um dialogo bizarro de Tela Class que dizia assim ...

"Cara ... você é foda ...
(após uma longa pausa)
Sério mesmo cara, você é FODA. Demais!"

Amigo, nunca se esqueça ... podes contar comigo para o que der e vier ... e desculpe se estou um pouco ausente nos comentários ... pode se dizer que estou passando por um periodo tempestuoso ... mas calma, como toda tempestade, sempre aparece depois os raios de sol.

Te cuida FELLA!

Kau Oliveira disse...

Wally, já te add no MSN! Assim como vc eu perco noites conversando com os amigos virtuais. É tããão bom, né?! E o Matt tb virou um grande amigo; combinamos em 99% das coisas e isso é super legal. Espero poder bater altos papinhos com vc tb! Abs! =)

João, vc sabe que já é, também, um grande amigo. Espero que vc sempre conte comigo seja lá qual for o problema!! E eu tb ando bastante ausente do MSN por motivos de estudo, mas logo retorno e continuamos nossos papos, ok?! Abração!!!